Em formação, pais e professores elogiam programa investido pela prefeitura de Alto Araguaia na educação municipal

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom/

Ao trazer a família para o ambiente escolar, a Secretaria Municipal de Educação de Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá) promoveu um encontro para pais e professores. A formação foi realizada em dois dias por meio do Sistema Educacional FamíIia e Escola (SEFE). O intuito é melhorar a qualidade do ensino infantil no município. Aproximadamente 410 alunos do Pré I, Pré II e Infantil foram beneficiados com kit de material.

O investimento em recurso próprios são de R$139.840,00. O SEFE busca constituir uma parceria educativa entre a família e escola, mostrando como os pais devem participar ativamente nas atividades escolares dos seus filhos. O programa foi introduzido em fevereiro deste ano com a entrega de materiais aos professores, pais e alunos.

“Infelizmente muitos pais acham que é obrigação apenas do professor a educação, mas não é. Esse encontro foi muito importante e proveitoso. Espero que aconteça mais vezes, aprendemos muito”, disse Maria Aparecida Costa, mãe de um aluno beneficiado com o programa.

Para a professora Lilian Pereira Carrijo, da escola municipal Lorença Afonso de Melo, a integração do projeto será diferente de outros já realizados na cidade. “A família vem junto com a escola para o crescimento das crianças. Nós acreditamos que, se a família for parceira da escola, o nosso trabalho em sala de aula vai ter uma diferença, para melhor”, explica.

A secretária de Educação , Paula Regina Niedermeier Fraga, agradeceu ao prefeito Gustavo Melo por olhar com carinho para as crianças, investindo na qualidade do ensino que elas devem ter. Para ela, o diferencial é a aproximação das famílias sobre o que é ensinado na escola. “Sabemos que a base do aluno é a família e a escola, então nada melhor que unir os dois para se obter um desempenho mais produtivo e certeiro”, afirma.

Ainda, de acordo com a titular da pasta, antes de implementar o programa em Alto Araguaia, houve várias pesquisas e reuniões entre os professores e coordenadores. As escolas Adalcy da Conceição Rodrigues, Lourença Afonso de Melo, Maria Júlia de Almeida e José Inácio Fraga foram as primeiras a receber. O 1° ano que integra o plano piloto receberá o apostilamento na próxima semana.